"Absolute Batman: O Zoo" é o primeiro arco da nova revista mensal "Absolute Batman" que é a primeira revista do novo universo Absolute, que se iniciou em outubro do ano passado. O arco vai de "Absolute Batman" 1-6 com roteiro de Scott Snyder ("Batman: Espelho Sombrio", "Batman: Os Novos 52") e desenhos de Nick Dragotta ("East of West") (edições 1-3,5-6) e Gabriel Hernandez Walta (edição 4) publicada originalmente de outubro de 2024 a março de 2025.
"O Zoo" conta sobre um conflito de Batman com uma gangue chamada de "Os Baladeiros" que é liderada pela versão do Máscara Negra desse universo enquanto revela a história do trauma de seu passado de ter tido o pai assassinado em um passeio ao zoológico quando era criança.
Considerando os trabalhos antigos de Scott Snyder eu não tinha nenhuma expectativa para esse gibi, eu achei que seria só mais uma decorrência de eventos épicos como é em "Corte das Corujas" e que seria apenas legal de se ver mas nada bom de se ler. Como eu estava enganado. Snyder desenvolve o Bruce Wayne impecavelmente mostrando essa nova Gotham que tem mais caos e crime do que a do universo principal e que não ser um milionário não afeta na índole do personagem de querer ajudar as pessoas para que não passem pelo que passou. Nesse universo, Bruce não tem só Alfred para lidar com a perda, ele agora tem amigos e sua mãe que não foi assassinada, ele tem uma grande rede de pessoas que puderam ajudar ele. O Batman desse universo é muito mais brutal, tendo um Batmóvel que mais parece um prédio e luta com seus inimigos de forma bem violenta e que ás vezes beira o ridículo (tem uma hora que ele literalmente chuta um capanga criança pra fora de um barco), não que isso seja ruim. Eu gostei bastante do Alfred desse universo que invés de mordomo é um agente secreto que foi para Gotham pra estudar o caso dos Baladeiros. A luta final de Batman contra Máscara Negra é simplesmente demais, é do caramba, não pode nem ser considerada uma luta, foi uma surra que aconteceu. Em um momento da luta, Máscara Negra começa a sufocar e cortar a garganta do Batman enquanto os quadros intercalam com uma conversa que Bruce teve com a sua mãe quando criança sobre esperança, isso faz com que você sinta as coisas se relacionando e a próxima página é uma splash page de um grande golpe do Batman e o momento catártico vem e você fica "NOOOOOSSAA" , é uma cena muito bem construída do Scott Snyder que eu realmente achei que ele não teria capacidade fazer.
Mas eu tenho uma ressalva quanto a este arco. A história da edição 4 é o início desse Batman, mas ela fica em um momento que interrompe a história depois de um grande cliffhanger. A edição não é ruim, ela também é muito boa, mas interrompe de um jeito que não precisava, podia ter ido para a edição 6 depois que o arco terminasse, minha hipótese é de que o Nick Dragotta não conseguiu terminar a história da 5 e colocaram essa no lugar, já que é a única que o desenho não é dele. Se um dia você, leitor, tiver acesso a Absolute Batman, pule a edição 4, e quando terminar de ler o arco, volte e leia ela.
"Absolute Batman" por enquanto, é o melhor quadrinho do novo universo e promete muito, espero que Snyder continue com a ótima qualidade porque os próximos arcos "Zero Absoluto" e o arco do Bane que iniciará na edição 9 parecem muito bons, assim que eu lê-los, vou publicar reviews sobre, pretendo fazer uma cobertura completa do Universo Absolute aqui. E com certeza quando a Panini publicar um encadernado deste arco por aqui eu vou comprá-lo. Nota: 5/5.
Leia nosso artigo sobre o especial DC All In para entender o que é o Universo Absolute, siga nosso instagram @dcnutascast e ouça nosso podcast no Spotify. Quarta-feira tem a review sobre o primeiro arco de Absolute Mulher-Maravilha, será que deu bom? Te vejo lá.
Por Theo Pacheco
![]() |
Direita: capa da edição 1 por Nick Dragotta. Esquerda: capa variante por Wes Craig |
Tb não tinha grandes expectativas quanto a esse universo absolute, mas o fato do primeiro título ser bom, já ajudou demais com a percepção que teríamos do universo e dos demais títulos, chegando a ficar empolgado com quais personagens vão ganhar a versão absolute. Texto muito bom cara.
ResponderExcluir