Chegou ao fim nosso Mês do Superman, com uma história que não é exatamente sobre o Homem de Aço que conhecemos. "Identidade Secreta" é uma história Elseworlds publicada em 2004 escrita por Kurt Busiek ("Vingadores", "Marvels") e desenhada por Stuart Immonen ("A Noite Final", "Novíssimos X-Men"). Publicada originalmente na minissérie "Superman: Secret Identity" 1-4 e aqui foi publicada como minissérie e depois como encadernado capa cartão.
Clark Kent é um garoto normal de uma cidade do interior dos Estados Unidos que sofreu por toda a sua vida por ter o mesmo nome de um personagem de quadrinhos, até descobrir que possui incríveis super poderes.
"Identidade Secreta" foi uma grata surpresa. Já havia tentado ler a primeira edição acho que duas vezes até decidir que iria escrever sobre ela aqui no blog, e pra falar a verdade era a que eu tava com menos vontade de ler de todas as nove que resenhei esse mês e no final ela talvez esteja no meu top 3 de histórias do Super-Homem fácil.
Busiek consegue equilibrar e desenvolver extremamente bem como seria um Super-Homem na vida real, com seria se alguém realmente tivesse esses poderes no nosso mundo e como as pessoas ao redor reagiriam a isso. Watchmen também se trata disso mas tem muito mais uma visão pessimista desse cenário.
Chega até ser engraçado pensar na premissa de um moleque chamado Clark Kent existir e ter poderes iguais ao do Super-Homem, alguma pessoas podem até achar batido ou simplório, e pela primeira edição realmente é meio que isso, ela sem dúvida é a mais fraca das quatro pois é uma historinha qualquer coisa, eu nunca tinha conseguido ler ela inteira antes, porém quando o leitor continua na segunda edição, aí a história fica realmente boa, é quando Busiek pega o tom da HQ e o que realmente ele quer fazer com ela, você sente os conflitos da humanidade de Clark quando ele enfrenta o governo pela primeira vez e até como ele vai continuar sendo esse super-herói numa cidade grande como Manhattan sem ser notado. Ele é um Super-Homem que sente raiva, que tem desejos, que é um humano, poucos escritores conseguem desenvolver o herói dessa forma e Kurt Busiek acerta nisso, talvez por não se tratar do herói de fato seja até mais fácil.
Apesar do James Gunn não ter citado este quadrinho, eu vejo um pouco de Identidade Secreta no novo filme do Superman, muito pela parte dos sentimentos que o herói sente, sua dor, sua raiva, sua alegria, sua paixão pela Lois, todas essas coisas são bem parecidas com a HQ e quem comparar as duas obras vai perceber isso.
A arte de Stuart Immonen está um espetáculo nesse quadrinho, é o trabalho mais bonito que já li dele sem dúvidas. Ele faz páginas duplas espetaculares mostrando paisagens de Manhattan, planícies, espaço e de todos esses cenários maravilhosos da HQ, ele é um artista muito bom para fazer cenário de prédio e isso é uma coisa difícil de se achar, além dele colorir os próprios desenhos com algo que eu suponho que seja aquarela e isso fica lindo tanto nos cenários quanto nos personagens, dá um ar limpo e ás vezes até irreal de tão bonito que é.
Clark voando a noite. Por Stuart Immonen. |
Festival de Picketsville. Por Stuart Immonen |
Um quadrinho tocante que pode fazer até o maior odiador do herói gostar da história, uma arte deslumbrante de encher os olhos, é um quadrinho pra se levar para a vida e ter na coleção. Nota: 9,5/10.
Kurt Busiek escreveu uma história parecida com essa com o Batman. Gostaria de uma review dessa HQ? Deixe seu comentário! Fique por aqui e leia os outros artigos do Mês do Superman, siga nosso Instagram @dcnautascast e ouça nosso podcast no Spotify. Até a próxima!
Por Theo Pacheco.
Comentários
Postar um comentário