Review - "Starman - vol. 2: Noite e Dia

 

Continuando nossa série resenhando o Starman de James Robinson ("SJA", "SJA: A Era de Ouro"), falarei aqui do segundo volume encadernado que contém das edições 7-10, 12-16 da revista Starman publicadas em 1995. Este segundo volume se chama originalmente Night and Day (Noite e Dia) e pode ser encontrado aqui no Brasil no volume um da Starman - Edição de Luxo da Panini.

É, esse volume deu uma caída na qualidade da história, ele não ficou ruim mas também não é tão bom quanto o primeiro, acho que o James Robinson ainda está estabilizando alguns conceitos que ele quer usar durante toda a série e assim fazendo histórias "medianas" para isso. O primeiro arco desse volume é até legalzinho mas serve para introduzir Mikaal Tomas, um Starman antecessor a Jack que estava preso em um circo de aberrações. O nome desse arco é engraçado pois contém um trocadilho, em inglês ele se chama "A (K)night at the Circus" (Uma noite no Circo) mas pode ser tanto "night" de noite quanto Knight do sobrenome do protagonista.

A edição nove é uma história muito boa que aprofunda a relação entre Ted e Jack onde o pai conta sobre um vilão que enfrentou anos atrás e agora virou um ícone pop, essa edição estabelece um ponto fundamental na relação dos dois que provavelmente vai ser tratado no futuro e isso é muito legal, quando o escritor tem total liberdade de uma série longeva e pode implementar essa sementinhas que serão desenvolvidas mais para frente.

Aí tem o segundo grande arco da obra que é Sons of Child (Pecados dos Filhos), onde Jack enfrenta Nash, filha do vilão Névoa que o Starman enfrenta no arco passado. Tem uma narrativa bem interessante nesse arco pois ele se passa em apenas um dia e cada edição conta sobre os pontos de vista desse dia de cada personagem, mostrando como tudo mudou ao 12:00 para os personagens com mais destaque na trama. Ele serve para estabelecer a rivalidade entre Jack e Nash, além de mostrar pontos importantes para a família de policiais O'Dare.

Uma coisa que eu percebi enquanto revisava este artigo é que o nome do encadernado, "Night and Day", simboliza os dois opostos que Nash e Jack representam, o mal e o bem, a filha do vilão contra o filho do herói, Yin-Yang, Pingue Pongue, cura e veneno*, noite e dia.

Agora que os alicerces estão erguidos para começar de verdade a história de Starman, o próximo volume eu espero que seja muito bom, que extrapole as minhas expectativas. Nota: 7/10.

Leia a review do primeiro volume de Starman! Gosta da série? Deixa um comentário! Siga nosso instagram @dcnautascast. Até a próxima!

Por Theo Pacheco.

*Pelo menos uma pessoa vai ter entendido essa referência, se você entendeu, deixa um comentário!

Comentários