"Batman: Terra de Ninguém" é uma HQ que mostra Gotham City completamente devastada após os eventos de "Batman: Cataclismo" onde a cidade é assolada por um terremoto. Nessa trama de cinco partes o grande astro é aquele que diz ser a vingança, a noite... O Batman, herói criado por Bob Kane e Bill Finger, que agora está sem sua Batcaverna que foi desmoronada junto com a Mansão Wayne pelo terremoto, deixando o Batman sem os seus veículos e sem uma base de operações, fazendo com que ele criasse uma outra base bem mais limitada que sua caverna no meio de Gotham junto com seu mordomo Alfred.
Essa HQ é protagonizada por vários membros da batfamília, protagonizando várias histórias em eventos aleatórios em Gotham City, como Azrael, Asa Noturna, Robin, Caçadora, até mesmo o Superman (que acaba não conseguindo ajudar muito) e dentre outras nestas cinco edições.
![]() |
Mapa de Gotham dividido por áreas |
Lendo "Batman: Terra de Ninguém", nós podemos ver que o governo dos EUA decidiu que Gotham City não faz mais parte dos Estados Unidos. Em "Batman: Cataclismo" nos é apresentado um personagem que se denomina Mestre dos Terremotos, que diz ser o responsável pelo terremoto que devastou Gotham, mas não temos um vilão principal nas cinco HQ de Terra de Ninguém, como qualquer HQ comum.
No começo de Terra de Ninguém: Parte Um, somos apresentados a uma Gotham sem mais esperanças, onde mafiosos subornam pessoas em troca de joias dando comida, a cidade está agora dividida em regiões de gangue que são demarcadas por pichações, até mesmo o Batman tem a sua pichação. O DPGC está agindo sozinho para por ordem sobre Gotham já que o Batman está desaparecido, isso faz com que o próprio Gordon pense que o cruzado encapuzado simplesmente desistiu da sua cidade e tenha os abandonado fazendo o comissário odiar o vigilante.
Eu gostei de muitos episódios que compõe Terra de Ninguém e a forma como colocam o Batman em decisões difíceis e desafiadoras, mas algo que realmente não me agradou em todas as edições foi a quantidade de histórias desnecessárias que não agregam nada no personagem que está sendo apresentado. Mas não é por esse motivo que está HQ deixa de ser icônica, até mesmo inspirando obras como o filme "Batman: Cavaleiro das Trevas Ressurge" de Christopher Nolan e a última temporada de "Gotham".
Eu recomendo as cinco edições de Batman: Terra de Ninguém a qualquer fã de Batman, principalmente se você gosta de uma visão mais apocalíptica, que com certeza, essa HQ faz com maestria.
Por Maurício Costa
Comentários
Postar um comentário